51 ANOS DO MAG E 88 ANOS DE GOIÂNIA

osgo - site - temporada-gyn-mag

51 ANOS DO MAG E 88 ANOS DE GOIÂNIA

  • 21/10/2021, 20:00
  • Teatro Goiânia

Orquestra Sinfônica de Goiânia
Regência: Eliseu Ferreira

Solistas: Sabah Morais - mezzo-soprano
Patricia Mello - soprano

51 anos do Museu de Arte de Goiânia e 88 anos da cidade de Goiânia: Revisitando o I Congresso Nacional de Intelectuais (1954).

Obras de Juliano Lima Lucas, Jean Douliez, Enrique Soro,Violeta Parra e Tom Jobim.

Adquirir Ingresso

Informações extras

Entrada Franca: Acesso limitado do público condicionado aos protocolos sanitários vigentes.

O concerto também será transmitido ao vivo pelo canal da OSGO no Youtube:
www.youtube.com/orquestrasinfonicadegoiania

 

No dia 21 de outubro de 2021, quinta-feira, às 20h no Teatro Goiânia, a Secretaria Municipal de Cultura realiza, por meio da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO) e do Museu de Arte de Goiânia (MAG), realiza um evento especial na programação comemorativa aos 88 anos da capital. Na ocasião, a Orquestra Sinfônica de Goiânia realizará um concerto rememorando o I Congresso Nacional de Intelectuais, ocorrido em fevereiro de 1954, que contou com mais de 300 personalidades de todo o país, além de nove delegações estrangeiras. Dentre os nomes que aportaram por aqui, destacam-se o escritor Jorge Amado e o poeta Pablo Neruda. Esse foi um momento único na história de Goiás e de Goiânia, contribuindo para impulsionar a formação de um acervo que mais tarde deu origem ao Museu de Arte de Goiânia (MAG).

 

Para recriar esse ambiente, a Prefeitura de Goiânia comissionou ao compositor goiano Juliano Lima Lucas uma obra musical recriando o poema “Oda al pájaro Sofré” do grande poeta chileno Pablo Neruda. Nesse poema, Neruda, com seu lirismo aguçado, trata de um pássaro que levou de Goiânia para o Chile, mas que teve um fim trágico: morreu (provavelmente) de frio. Esse poema foi incluído no livro “Odas Elementales”, publicado em 1954. A obra musical foi escrita em menos de um mês pelo compositor Juliano Lima Lucas (professor do IFG) e terá como solista em sua estréia a soprano Patrícia Mello. Ainda do mesmo compositor, a OSGO realizará a estréia da obra Capricho Sinfônico, escrita em 2019.

 

Na segunda parte do evento, a OSGO apresentará quatro outras obras que, de alguma forma, estão ligadas a personalidades e artistas presentes no famoso congresso de intelectuais: 1) Prelúdio e Fuga, do compositor belga radicado em Goiânia Jean Douliez (1903-1987); 2) Danza Fantástica, do compositor chileno Enrique Soro (1884-1984); 3) Gracias a La Vida, da cantora e compositora chilena Violeta Parra (1917-1957); 4) Tema de Amor de Gabriela de Tom Jobim (1927-1994). Nessa segunda parte do programa teremos a participação da cantora Sabah Morais.

 

A concepção e direção geral do espetáculo são do diretor do MAG Antônio da Mata. A regência ficará a cargo do maestro Eliseu Ferreira, regente titular da OSGO.

 

O concerto será realizado no Teatro Goiânia, o mais tradicional espaço cultural da capital goiana, com acesso limitado do público condicionado aos protocolos sanitários vigentes e às orientações constantes no Decreto Municipal no 3604 de 14 de julho de 2021, além das orientações próprias adotadas pelo Teatro Goiânia.

 

Esse concerto faz parte da estratégia de retomada das atividades culturais presenciais da Prefeitura de Goiânia, determinada pelo secretário Zander Fábio e pelo prefeito Rogerio Cruz. Faz parte também dos eventos comemorativos aos 88 anos de Goiânia, além dos 51 anos do Museu de Arte de Goiânia (MAG).

 

Para esse concerto, realizado em parceria com o Teatro Goiânia e Secretaria Estadual de Cultura, será admitida a entrada gratuita de até 350 pessoas (50% da capacidade do local), desde que cumpram os protocolos exigidos. O Teatro abrirá às 19h30 e a admissão será por ordem de chegada.

 

Os artistas e equipe envolvidos são testados quinzenalmente para a Covid-19 e seguem os protocolos sanitários locais e aqueles recomendados pelo Forum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto (da qual a OSGO é signatária), com o objetivo de garantir a segurança dos mesmos e do público.

 

O concerto é uma excelente chance de apreciar um programa cultural de qualidade executado pela Orquestra sinfônica de Goiânia, que tem se destacado nacionalmente pela regularidade ousadia de suas propostas artísticas e pedagógicas. Nesse período de pandemia tem sido uma das mais atuantes nas plataformas digitais, juntamente com o Coro Sinfônico de Goiânia e também com os grupos artísticos de bolsistas a ela agregados: Coro Juvenil de Goiânia, Orquestra Jovem Joaquim Jayme e Banda Juvenil de Goiânia.