Violinos

Samara Gadelha

Samara Nayanne Eduíges Gadelha nasceu em 1992 em Goiânia-GO, sendo que aos 6 anos mudou-se para Rio Verde-GO. Desde pequena começou seus estudos de música com seus pais Josias A. Gadelha (maestro) e Patrícia E. da C. Gadelha (pianista).

Aos 15 anos, continuou seus estudos em Goiânia tendo aulas de violino com o professor Salmo Lopez. Em 2011 foi aluna do violinista Marcos Bastos integrante da OSG. Em 2012 foi aluna do Mestre em Violino Luciano Pontes. Ingressou-se na Universidade aos 19 anos onde concluiu o curso (Licenciatura em Educação Musical) aos 23 anos. Lecionou aulas de violino e Musicalização Infantil em várias escolas de música. 

Tocou na Orquestra Jean Doluiez da UFG- Universidade Federal de Goiás, chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e atualmente é integrante violinista da Orquestra Sinfônica de Goiânia. 

Participou de duas grandes turnês Internacionais com a OSJG. A primeira na Espanha (2011) e a segunda na China 2016-2017 tendo como Maestro Titular Eliseu Ferreira que atualmente é dirigida pelo jovem Maestro Eliel Ferreira. 

Participou como ouvinte do Festival de Regência em Lucerna- Suíça, sob a regência do Maestro Haitink em 2015. Trabalhou como professora de violino no Projeto Sinfonia do Amanhã (Cachoeira Dourada- GO) realizando viagem para Itália (2015).

Participou de Minicursos, Congressos e Mini-Festivais, com a presença de Maestros e Violinistas renomados como: Albert Breuninger, Cláudio Cruz, Daniel Guedes, Martin Tuksa e Alessandro Borgomanero. Participou do primeiro Festival de Música na cidade Barra Mansa- RJ em 2017. Foi aprovada em 2018 no Festival de Inverno Campos do Jordão, com a oportunidade de estudar com grandes professores violinistas como Emmanuele Baldini, Luíz Filíp, Elisa Fukuda, Pablo de León, Winston Ramalho, Carmelo de Los Santos e Lavard Skou Larsen. Em 2019 participou do Festival Internacional em Trancoso, onde teve a oportunidade de chefiar os segundos violinos na orquestra do festival. Trabalhou com música de câmara com o violinista Lorenz Nasturica tendo o privilégio de solar.

Atualmente segue seus estudos buscando sempre o melhor e sendo referencial para sua filha Clarice Gadelha (1 ano de idade).

osgo - site - foto ind - samara