Clarinetes

Patrick Viglione

Patrick Severo Viglioni Cabral é natural de Itapecerica – MG, onde começou seus estudos aos 10 anos. Ainda jovem teve como professor o clarinetista Iura de Rezende, pelo curso de extensão da UFSJ. Aos dezessete anos foi vencedor, de sua categoria, da primeira edição do concurso Devon e Burgani.

Ingressou na academia de música da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) aos 20 anos onde teve destaque por ser aprovado em audições simuladas para a OSESP,  participações com no naipe OSESP e como aluno premiado por dois anos consecutivos como destaque do festival de inverno de Campos do Jordão, o que lhe rendeu um concerto na Juilliard School of Music, e uma temporada na Royal Academy of London. Seu concerto na Juilliard School lhe rendeu uma crítica positiva no jornal The New York Times, na execução do trio para clarinete, violino e piano de Gian Carlo Menotti.

Entre os clarinetistas que contribuíram para sua formação estão nomes como Ovanir Buosi, Sérgio Burgani, Iura de Rezende, Mark van de Wiel, James Campbell, Eli Eban, Michael Collins. Além de ter divido palco com músicos de renome como Stefan Dohr, Klaus Thunemann e Washington Barella.

Participou como músico convidado da OSESP, OSGO (Orquestra Sinfônica de Goiânia).

Atualmente é monitor das madeiras da Orquestra Jovem do Estado de Goiás, integra o naipe da Orquestra Sinfônica de Goiânia e ocupa a cadeira de clarinete solista da Orquestra Filarmônica de Goiás desde agosto de 2016.

Crítica do Jornal The New York Times (edição de 14 de janeiro de 2014): “Sr. Cabral tocou as alegres melodias do primeiro movimento com charme, e demonstrou um som atraente no elegíaco segundo movimento com o sensível suporte do Sr. Kong”.

osgo - site - foto ind - patrick