Violas

Otávio Guerra

Iniciou seus estudos de música no ano de 1994, aos sete anos de idade, no projeto Suzuki do Alto do Céu, em Recife-PE, onde teve aulas com os professores Haendel Araújo, Leonardo Bastos, Carmem Lúcia, Ilma Lira, entre outros, dando continuidade até o ano de 2000, quando entrou no Conservatório Pernambucano de Música, onde teve aulas de violino e viola com o professor Ademar Rocha. Em 2010 ingressou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no curso de música - bacharelado em viola de arco, no qual teve aulas com o doutor em música Sávio Santoro.

Atuou como professor de música ensinando violino e viola, no Projeto Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, Conservatório Pernambucano de Música, Projeto Orquestrando Pernambuco, e na Academia Musical Santa Terezinha.

Já exerceu a prática de seu instrumento, viola de arco, na Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, Orquestra Jovem de Pernambuco, Grupo Orange, Orquestra de Câmara da UFPE, e na Orquestra Jovem de Goiás. Participou do Baile do Menino Deus, atuando como o mestre rabequeiro, do Natal de Triunfo, e dos festivais Fábrica de Música, em Recife, e Festival de Música de Londrina, no Paraná, onde teve aulas com o professor Jairo Chaves que trabalhou na Filarmônica de Berlim. Além destes projetos Otávio fez participações nos cd's da Igreja Batista da Capunga e do músico Matheus Alves, como também da gravação do cd e dvd do músico Filipe Fortes (Fil Fortes) e da banda Tigres de Bengala .

Em Goiânia desde 2013, Otávio Guerra atua como violista na Orquestra Sinfônica de Goiânia também fazendo parte do Quarteto de Cordas do Cerrado. Em 2016 entrou para o corpo docente do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter lecionando aulas de violino e viola de arco, em 2017 ingressou no corpo de professores do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Onofre Quinan (ITEGO) de Anápolis para lecionar viola de arco.

No ano de 2019, além de continuar tocando na OSGO (Orquestra Sinfônica de Goiânia) e lecionando no Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter e ITEGO de Anápolis, foi convidado a lecionar violino e viola de arco no projeto musical de formação de orquestras da Assembléia de Deus – Ministério Vila Nova. Em 2020, assim como neste ano de 2021, ele segue compondo o corpo de músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia, lecionando aulas particulares e no Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter.

 

osgo - site - foto ind - otávio