Violoncelos

Nilson Magalhães*

Natural de Fortaleza-CE, onde iniciou seus estudos de violoncelo em 1997, pelo projeto ‘Escola Viva’ tendo como professores os violoncelistas Jorge Lima e Joaldo Barreto de Jesus. Fez parte da Orquestra Experimental Infanto-Juvenil de Repertórios do Ceará, Orquestra Filarmônica do Ceará, Orquestra de Cordas UFC (SESI-CE) todas de 1998-2001. Mudou-se para Brasilia em 2001 onde estudou na Escola de Musica de Brasilia (EMB) atuando na Orquestra Filarmônica da Escola de Música de Brasília-DF e Orquestra Filarmônica Regional de Ceilândia-DF.  Todas na qualidade de Chefe de Naipe. Estudou Violoncelo no curso de extensão na UNB na classe do professor Fábio Presgrave.  Em Grupos Camerísticos teve participação expressiva no Quarteto de Cordas Brazuca-ce. De 1998 a 2000 e no mesmo período no Ceará Cello Ensemble por esse tendo realizado concertos em diversos estados do Nordeste brasileiro como Solista e Camerista.

Participou de Três edições do Festival Internacional de Música Eleazar de Carvalho-CE, 1999-2000 e 2006, em 2003 e 2004 no Festival de Música em Vassouras-RJ e Juiz de Fora - MG e em 2005 do 1° Festival Internacional de Inverno de Brasília-DF, Em 2010 do Festival Internacional de Campos do Jordão. Participando ainda de Máster-Classes com Violoncelistas renomados tais como; Alceu Reis, Nelson Campos, Wilson Sampaio, Juarez Johnson, David Cheaw, Paulo Santoro, Marcio Malard, Gustavo Tavares, Arturo Moruzábal, Inna-Esther Joost, Emília Valova, Raif Dantas Barreto e Fábio Presgrave. 

Como professor ministrou aulas no Projeto Escola Viva, em Escolas do Governo Federal (CAIC)-CE e em Brasília na Casa da Harmonia do Menor Carente-DF. Participou de projetos no Maple Bear Canadian School, Colégio Princípios, Colégio Cantinho Pra Sonhar. Como Maestro é fundador do Coral e Infantil Vinde a Mim e do projeto Tudo Novo se Fez da Igreja Assembléia de Deus na Vila Lucy. Atualmente cursa Licenciatura em Música no Instituto Federal de Goiás

Como violoncelista atuou na Orquestra Filarmônica de Goiás de 2004 – 2014. Atualmente participa do Quarteto de Cordas do Cerrado, Orquestra Sinfônica de Goiânia-GO na qualidade de Chefe de Naipe dos Violoncelos com participações como músico convidado na Orquestra de Câmera José Maurício-DF e músico popular em diversas gravações de cds, dvds e shows pelo Brasil.

 

osgo - site - foto ind - nilson