Violoncelos

José Sarto

Iniciou sua carreira musical no Serviço Social da Indústria do Ceará, no projeto Espiral tendo como regente o maestro, Vasquen Fermanian, devido ao seu potencial artístico foi convidado a integra-se a equipe da camerata da UFCE.

No inicio de 1987 mudou-se para a cidade de João Pessoa, na Paraíba, para compor o quadro de músicos na orquestra sinfônica jovem, e teve como orientador o professor Felipe Avelar de Aquino.

Nesse período continuou sua trajetória como violoncelista da orquestra jovem que, na época a orquestra se destacava pelo seu alto nível técnico, onde o mesmo exerceu suas funções até dezembro de 1992.

Em dezembro de 1992 recém-chegado da Paraíba soube através de colegas músicos, que haveria concurso na Orquestra Filarmônica de Goiás. Logo em seguida, fez o concurso e sendo aprovado, passou a fazer parte da Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás que tinha como regente o maestro Emilio de Cesar.

Em meados 2001 presta vestibular para licenciatura em música pela UFG, e aprovado passa a fazer o curso, tendo como orientador o Professor Doutor Paulo Cesar Rabelo. Em maio de 2005 ingressou na Orquestra Sinfônica de Goiânia, que teve como maestro Joaquim Tomas Jayme.

Em 2006 presta concurso para a Secretaria de Educação do Estado para a função de professor de música e vai para sala de aula, onde exerce a função até os dias atuais. Também realizou especialização em docência do ensino superior FATEP-Faculdade de Tecnologia de Palmas, de 2011 a 2012.

 

osgo - site - foto ind - josé sarto