Percussão

José Mário Guimarães

Natural da cidade de Aracaju, Estado de Sergipe, iniciou os estudos em música no ano de 1988 no conservatório de música de Sergipe e teve como professores: no desenvolvimento do estudo de música em matéria teórica, com a professora Tânia Maria Barroso Santana e no desenvolvimento de música em matéria prática e instrumental de percussão, com o professor Wallace da Silva Patriarca.

Em 1991 foi convidado a participar da Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe como estagiário. No ano de 1992 na cidade de Aracaju, participou do curso de alternativas metodológicas em educação musical, com professora Noemi da Silva Kellerman, de Blumenau-Santa Catarina. No ano de 1993, participou de cursos de especialização e aperfeiçoamento em música do 13° Festival de Música de Londrina-Paraná com o professor e doutor em percussão, John Boudler da UNESP( Universidade Estadual Paulista), fazendo parte do grupo de percussão do festival, como também do grupo de música antiga e também no curso de bateria de escola de samba, com o professor Odilon (Rio de Janeiro).

Nos anos de 1994, 1996 e 1997 participou do curso Internacional de Verão da escola de música de Brasília, com as seguintes atividades musicais: em 1994, percussão com o professor Eduardo Gianesella (São Paulo), bateria com o professor Pascoal Meireles (Rio de Janeiro) e prática de orquestra com o maestro Alfonso Pollard (USA). Em 1996, percussão com o professor e doutor Ney Rosauro, prática de orquestra com o maestro Carlos Giraudo (Argentina). Em 1997, bateria com o professor Robertinho Silva (Rio de Janeiro), renomado baterista brasileiro que atuou tocando bateria durante muitos anos com o cantor e compositor Mílton Nascimento, e prática de orquestra com o maestro Roberto Duarte (Rio de Janeiro). Em 2000 participou do curso de percussão e master-class para percussionistas promovido pela CAPES/MEC/UFG com o professor Thierry Miroglio (França) e no ano de 2001 com o professor e doutor John Boudler (USA). 

Atualmente atuo como músico percussionista da Orquestra Sinfônica de Goiânia- Estado de Goiás.

 

osgo - site - foto ind - josé guimarães