Tuba

Elielson de Oliveira*

Iniciou seus estudos musicais na Banda da Escola Estadual Cândido Duarte com o maestro Isaac Leandro, em Recife, Pernambuco. Em seguida estudou no Centro de Criatividade Musical do Recife com o professor Estevam Vieira. Posteriormente, teve orientações musicais com os Tubista Valmir Vieira, Raymond Stuart e Donald Smith USA. Já residindo em Goiânia estudou com os professores Ulysses Damasceno e Marcos dos Anjos.

Participou de diversos festivais de música pelo Brasil: Festival de Música de Londrina, Curitiba, Brasília, Recife, Natal e Goiânia, Quinto ENECIM e Quinto EGEM, 2012; IX Seminário do Ensino de Arte - SENARTE; I Encontro de Metais no Basileu França 2016; I Simpósio de Bandas Ciranda da Arte, 2016; II Festival de Metais Brasília Bras 2017 e o projeto Trocando Saberes no Instituto Gustav Ritter Goiânia 2017, cooperou nas conferências da ETB 2017, 2018, 2019 e 2020. Constituiu o comitê de organização do I Encontro de Metais do IFG, I Seminário de Performance e Pesquisa IFG e a Segunda Conferência da ETB Associação de Tubas e Eufônios do Brasil na cidade de Goiânia 2018. 

Participou de várias gravações de CDs e DVDs; DVD Sopros do Cerrado Orquestra de Sopros do Cerrado e DVD Tocar Junto com o Prof. Marcelo Eterno Alves 2013; CDs com a Orquestra Sinfônica de Goiânia 1996-1998 e 2019; CD Danças de Outros tempos com a Banda Sinfônica do CEFET, 2006, CD de Bel Maia 2014 e o primeiro CD do Sexteto Charanga Jazz 2015. Ainda com o sexteto perpetrou projetos sociais no hospital do câncer Araújo Jorge e creches na cidade de Goiânia. Em 2012 formalizou parceria junto ao SESI Ferreira Pacheco no projeto concertos didáticos e formação de Plateia com alunos do SESI Goiânia e rede Municipal de Ensino. Em 2016, realizou turnê com o Quinteto Goiânia Brass em cidades de Goiás e Portugal.

A convite do maestro Iran Levi foi tubista convidado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, temporadas 2007 a 2010. Foi professor de tuba e eufônio nos Colégios Polivalente Modelo Vascos dos Reis, Tancredo Neves, Liceu de Goiânia, Ismael Silva e Edmundo Pinheiro de Abreu. Atuou como solista frente à Banda Sinfônica Nilo Peçanha, Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra de Câmara Goyases, Banda Sinfônica de Goiás, Sexteto Charanga Jazz e Goiânia Brass. Desde 1996 é o principal tubista da Orquestra Sinfônica de Goiânia, possui licenciatura em Música pelo Instituto Federal de Goiás e atualmente é membro associado da ETB.

osgo - site - foto ind - elielson