Contraltos

Célia Viana

Começou no mundo musical aos 17 anos no coral da antiga Escola Técnica Federal de Goiás (ETFGO), hoje conhecido como Instituto Federal Goiano -IFG. Participou de vários encontros de coral em muitas cidades, tais como: Maceió, Presidente, Itaré, Riversul e outras muitas sob a regência do maestro Lecy José Maria. Atuou como solista na cortina lírica da peça Madame Butterfly (Puccini) no papel de Suzuki sob a regência do saudoso maestro Joaquim Jaime. Nos anos de 1993 a 2013 participou do Coro Sinfônico de Goiânia. Em 2009 iniciou o curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás – UFG, mas não concluiu, mas em 2012 começou o curso de música no Instituto Federal Goiano e em 2015 se formou. 

Fez parte do centro de estudo e pesquisa da Ciranda da Arte entre 2005 a 2015 e trabalhou com grandes regentes como: Lecy José Maria, Vinicius Carneiro, Edson Marques, Bianca Almeida. Ainda no Ciranda das artes participou do Coro Cênico e do quarteto feminino Flor Essência sob a regência de Sérgio de Paiva, atuou como contralto 2. No ano de 2012 foi a Portugal se apresentando no Palácio Foz e Casa de Fernando Pessoa. Ainda no Ciranda da Arte fez aula de canto com as professoras Patrícia Melo e Alessandra Lagares, aula de expressão corporal com o professor Rodrigo Jubé.

Ao longo da sua trajetória Célia Viana participou de alguns cursos como musicista, os quais pode- se citar: 

  • Altas Habilidades Superdotada-NAAH/S- 2010.
  • Canto da Primavera- 2012;
  • XXV Encontro Nacional de coros de Anápolis- 2012;
  • I Festival Internacional de Música de Goiânia- 2013;
  • 26º Encontro Nacional de Coros de Anápolis- 2013;
  • Goiânia em Canto 2º edição-2014.

Desde 2018, Célia Viana trabalha na Escola Dom Fernando como professora de Artes e Música e participa como regente do coral Nossa senhora Aparecida e Santa Edwiges onde atua até hoje. Recentemente retornou para o Coro Sinfônico de Goiânia e começou a estudar Matemática no Instituto Federal Goiano – IFG.

csgo - célia