Flautas

Richard Lopes

Nascido em 1990 na cidade de São Paulo, Richard Lopes é Bacharel em Música com habilitação em flauta transversal pela Faculdade Cantareira na classe do professor Rogério Wolf e Pós-Graduado em Educação Musical pelo Instituto Educacional – FAVENI.

Iniciou seus estudos aos 7 anos de idade com a professora Claudelli Esparrel, e aos 13 anos ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, passando pelas classes dos professores Rogério Wolf e Wilson Resende. Nesse período participou de atividades complementares como Música de Câmara, Coro Jovem, Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil e Orquestra Jovem. 

Como músico participou de diversos Grupos Sinfônicos sendo eles: flautista da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (2010); flautista Solo da Orquestra de Câmara da USP (2011 – 2017); flautista e piccolista da Banda Sinfônica de Cubatão (2011 – 2017); flautista Solo da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (2015- 2017) e atualmente flautista da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Como professor lecionou na Associação Músicos do Futuro; Conservatório Art Musical; Instituto ACAIA; Professor convidado a licenciar aulas de flauta transversal no I e II Encontro de Música Sacra em Ribeirão Preto (2016 e 2017) e ITEGO Padre Antônio Vérmey – Palmeiras de Goiás.

Durante sua carreira foi premiado com 3º lugar no Concurso Jovens solistas da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos em 2015; 2º lugar do Concurso Jovens solistas da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos em 2017 e recentemente vencedor do Concurso Jovens Solistas e Regentes do XXII Festival Eleazar de Carvalho (edição virtual) realizado no dia 25/07/2020.

Participou do V, VI e VII curso de férias de Inverno em Tatuí; II festival nacional de músicos de bandas sinfônicas e marciais; I festival Eleazar de Carvalho em Itu – Edição Verão; XIV Festival Internacional de Flautistas – São Paulo 2017, Festival Internacional de Musica em casa (FIMUCA 2020) e do XXII Festival Eleazar de Carvalho.

Atualmente é Flautista da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Monitor da Orquestra Jovem Pedro Ludovico.

 

osgo - site - foto ind - richard