Spalla

Thierry de Lucas

Nascido em 1996 e natural de Goiânia (GO), Thierry de Lucas Neves iniciou seus estudos musicais com 9 anos de idade na igreja Assembleia de Deus, recebendo lições de violino com o professor Dário José e mais tarde orientação do professor Luciano Pontes. Em 2011 mudou-se para o Rio de Janeiro tendo aulas com o violinista e professor da UFRJ Daniel Guedes.

Dentre os festivais que participou estão: Oficina de música de Curitiba, Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), Festival de Inverno de Campos do Jordão, Ilumina Festival e Yonung Artistists Program (YAP).

Thierry é vencedor de vários concursos pelo Brasil, entre eles: concurso de aluno destaque da Festival de música de Curitiba de 2011, Paulo Bosísio em 2009, em que recebeu o prêmio de melhor estudo e prêmio especial do concurso (violino austríaco Schuster), Jovens solista da Filarmônica de Goiás em 2014, Jovens Solistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2015.

Participou de masterclasses com renomados professores nacionais e internacionais como: Cláudio Cruz, Alessandro Borgomanero, Emmanuelle Baldini, Daniel Guedes, Lara Lev, Giora Schmidt, Tai Murray, Grigory Kalinovsky, Patinka Kopec, Pinchas Zukerman.

Como solista se apresentou com as orquestras: Sinfônica Jovem de Goiás, Orquestra de Câmara Goyazes, Orquestra Sinfônica de Goiânia, Filarmônica de Goiás e Orquestra Sinfônica da UFRJ. Atuou como Spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Academia Jovem concertante, Orquestra Sinfônica Cesgranrio e também como músico convidado de importantes orquestras do cenário nacional como: Orquestra do Estado do Mato Grosso, Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica da Bahia, Petrobrás Sinfônica e Orquestra Sinfônica Brasileira.

Em 2013 após ser selecionado o Spalla da orquestra do Festival internacional de inverno de Campos do Jordão recebeu uma bolsa de estudos para participar na Chamberfest na  Juilliard School em New York, onde recebeu a orientação da violinista Lara Lev, recebendo ótima crítica do jornal “The New York Times.”

Atualmente é Spalla da Orquestra Sinfônica de Goiânia. 

 

osgo - site - foto ind - thierry